quinta-feira, 31 de maio de 2012

VEJA ASSUNTOS QUE PODEM SER TEMA NA REDAÇÃO DO ENEM 2012

Não basta mergulhar nos livros didáticos, decorar regras de acentuação e caprichar na ortografia. Para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro, é preciso conhecer a fundo assuntos da atualidade. Professores ouvidos pelo Jornal O GLOBO sugerem atenção a tópicos já largamente discutidos neste ano. Segundo eles, entre os temas que podem cair na prova por ganhar relevância recentemente estão: Código Florestal, casamento gay, comportamento jovem nas mídias sociais, bullying e as questões ambientais debatidas durante a Conferência Rio+20.

- Os exames de seleção exigem que o aluno seja capaz de transcender a informação: ele deve saber interpretar os fatos, além de relacionar as novidades com o conteúdo aprendido em sala de aula. Em geral, não é preciso decorar nomes, datas e acontecimentos - diz Bruno Rabin, coordenador de português do Colégio e Curso de A_a_Z.

Para o coordenador de português do Colégio e Curso pH, Filipe Couto, a própria matriz de referência do exame já indica como será o tema da prova. Sempre é apresentado um problema, seja de maneira explícita ou implícita, ligado a realidade social, política e econômica do país. Assim, ao contrário de outros vestibulares, é difícil que caia temas relacionados a questões pessoais, como ciúme e vaidade. Na redação, Couto explica que é cobrado um posicionamento crítico do estudantes, além de propostas de intervenção. Pela sua experiência, é difícil prever um tema e a melhor maneira dos vestibulandos se prepararem é estarem antenados nas principais discussões presentes na mídia.

- Os estudantes precisam estar antenados com as grandes discussões do mundo contemporâneo. Em anos passados, já foram abordados sobre a preservação do meio ambiente, trabalho infantil, diversidade cultural, violência, participação política. São todos temas muito presentes na mídia. Quanto mais fontes ele ler sobre esses assuntos, mais recursos terá para construir um posicionamento crítico em relação à questão. Mas é muito difícil acertar qual será o tema - afirma Couto.

Para 2012, ele aponta alguns assuntos mais gerais que podem estar presentes, como o meio ambiente, enfocando neste caso as possibilidades de uma relação mais sustentável entre o homem e a natureza, e os cuidados com a saúde e o corpo, ligados aos grandes eventos esportivos que acontecerão na cidade nos próximos anos.

Não existem provas específicas de atualidades no Enem e nos vestibulares. O que há, de fato, são disciplinas como história e geografia fazendo uso de fatos recentes para abordar o que foi aprendido ao longo da vida escolar. A constante atualização auxilia no desenvolvimento de outra competência exigida pelos vestibulares, e também pelo Enem: a fluência na leitura.

- O Enem traz enunciados longos e cheios de informação. Quem tem a leitura como hábito, faz com mais facilidade, além de dispor de uma concentração mais apurada - afirma Bruno Rabin.

A redação é parte fundamental do Enem, tanto pela característica da proposta quanto pelas polêmicas em torno das notas. A partir deste ano, o Inep, que organiza o exame, promete ser mais criterioso na correção. Nesta edição, os alunos vão ter acesso a correção da prova. Outra alteração foi a redução em cem pontos na diferença máxima que poderá haver entre as notas dadas pelos dois corretores para que o texto siga para um terceiro avaliador. Nos casos em que nem o terceiro corretor consiga chegar a um consenso com os outros dois, a prova será submetida a uma banca examinadora, que dará a nota final.

Os candidato fazem a redação no segundo dia do exame, junto com mais 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de matemática. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, ter no mínimo 7 e no máximo 30 linhas e não pode fugir do tema.

DN ON LINE

DIVULGADO O RESULTADO DO CONCURSO DA CAIXA ECONOMICA

Conforme havia sido previsto, foi divulgado nesta quinta-feira (31/05) o resultado preliminar da prova objetiva e da redação do Concurso Caixa 2012, para o cargo de Técnico Bancário. O concurso foi para formação de cadastro de reserva, devendo os aprovados serem convocados conforme as demandas do banco, que contrata pelo regime da CLT.
Através de acesso individualizado, o candidato poderá consultar tanto os Resultados das Provas Objetivas e de Redação, quanto a seção para interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da redação (recursos). O endereço é http://www.cesgranrio.org.br e o candidato terá que preencher os campos com o seu número de CPF, sua senha de inscrição online e digitar os caracteres de solicitados.
Quem pretendia conquistar uma vaga de Técnico Bancário se submeteu a prova objetiva versando sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Ética, Atendimento, História e Estatuto da Caixa e Legislação Específica, Conhecimentos Bancários e Noções de Informática. A nota para ser considerado aprovado nessa prova é a partir de 36 pontos totais, sem zerar nenhuma das áreas de conhecimento avaliadas, enquanto que na redação seria preciso chegar ao mínimo de 06 pontos.

Os demais cargos disponíveis no concurso Caixa 2012 foram para Advogado, Engenheiro e Arquiteto, lembrando que para esta seleção ainda haverá uma segunda fase, agendada para 06 de junho de 2012, ficando o resultado final para ser publicado provavelmente no dia 9 de julho.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

JUSTIÇA DETERMINA NOMEAÇÃO DE APROVADOS NO CONCURSO DO DETRAN/RN

O tribunal de Justiça do RN através do juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública do Natal determinou nesta terça-feira que o Governo do Estado deve convocar no prazo de 30 dias, os 238 aprovados do concurso de Detran/RN de 2010.

O juiz ainda divulgou na decisão uma multa de de R$ 10 mil aplicada ao Detran/RN por dia de descumprimento. A decisão é em resposta a uma ação proposta pelo Ministério Público, através da promotora Moema de Andrade Pinheiro.

GOVERNO DO RN NOMEIA APROVADOS EM CONCURSO DA POLICIA CIVIL

O Governo do RN confirmou nessa terça-feira (29) a nomeação de 85 novos policiais aprovados no último concurso público. Serão 20 delegados, 14 escrivães e 51 agentes. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, os policiais civis nomeados serão distribuídos para as delegacias regionais, reforçando a segurança no interior do Estado.  “Esse é um compromisso nosso, pois eu fui delegado regional e conheço a realidade no interior, que carece de efetivo”, disse.

Os 85 novos policiais serão distribuídos para os seguintes municípios: Parnamirim, Ceará Mirim, Extremoz, Touros, São Bento do Norte, Marcelino Vieira, Caraúbas, Campo Grande, Umarizal, Janduís, Lajes, Nísia Floresta, Arez, Goianinha, Angicos, São Miguel, Parelhas, Currais Novos, Baraúna e Açu.

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini,  já nomeou um total de 156 policiais civis, sendo que 87 destes foram convocados na última nomeação, mas apenas 71 assumiram o cargo.

A nomeação obedece à Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê novas contratações nas situações pertinentes à reposição dos Quadros de Pessoal decorrente de falecimento ou aposentadoria dos servidores públicos das áreas de segurança, saúde e educação.

terça-feira, 29 de maio de 2012

DIVULGADO RESULTADO PARA POLICIA FEDERAL

A Diretoria de Gestão de Pessoal do Departamento de Polícia Federal publicou nesta terça-feira (29/05) o resultado das provas objetivas e discursivas do concurso para Agente e Papiloscopista da Polícia Federal 2012. Confira:
Os aprovados nessa etapa do certame, que ofereceu 500 vagas para Agente e 100 para Papiloscopista, serão submetidos ao exame de aptidão física, agendado para os dias 23 e 24 de junho deste ano.
Foram 119.078 candidatos inscritos neste concurso e, conforme se previa, a grande maioria pretende mesmo é conquistar uma vaga de Agente de Polícia Federal. Afinal, foram quase 107, 8 mil inscrições para disputar cada uma das 500 vagas oferecidas, o que significou uma concorrência de 215,6 candidatos por cada vaga. Papiloscopista, por sua vez, foi o cargo pretendido por 11.279 inscritos, ou seja, 112,79 candidatos concorrerão a cada uma das 100 vagas ofertadas.
Vale lembrar aos candidatos que o exame médico e a avaliação psicológica deverão ser realizados nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2012, respectivamente.
O Concurso Polícia Federal 2012 terá um prazo de validade de apenas 30 dias, que serão considerados a partir da publicação da Portaria de homologação do seu resultado final, sendo prorrogável uma única vez por igual período.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIVULGADO CRONOGRAMA DO ENEM: INSCRIÇÕES A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA(28/05)

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24.
As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo - secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

Para o ministro da Educação, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira. "O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos", disse. Mercadante destacou que um dos focos do Ministério da Educação é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Histórico - O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

Em 2008, o Ministério da Educação propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Além disso, o Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem ainda promove a certificação de jovens e adultos no ensino médio.

Assessoria de Comunicação Social

RECEITA FEDERAL: AUTORIZADO CONCURSO COM 950 VAGAS

Um dos mais esperados informes oficiais relacionados a concursos previstos para 2012 foi divulgado hoje (25/05) no Diário Oficial da União. Trata-se da Portaria n° 228/2012, emitida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que autoriza a realização de concurso público destinado ao provimento de 200 cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e de 750 cargos de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, ambos da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil. O edital para estas 950 vagas deverá ser disponibilizado pelo Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda dentro do prazo de seis meses.
A Portaria estabelece também que o provimento dos referidos cargos está condicionado à existência de vagas na data de nomeação e à declaração do ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa, advinda das futuras contratações.
Número de vagas ficou abaixo do esperado
Claro está que as projeções feitas por analistas de concursos e pelo próprio Sindifisco davam conta de que seria bem maior o total de vagas autorizadas, haja vista a necessidade de recomposição do quadro efetivo do órgão, principalmente em decorrência de aposentadorias. No entanto, as 950 oportunidades reais anunciadas não deixam de ser significativas, ao ponto de empolgar muita gente que já vem se dedicando antes mesmo de 2009, ano do último concurso da Receita, cujas últimas convocações aconteceram em junho do ano passado.
A expectativa de que o concurso iria enfim ser autorizado cresceu tão logo a presidenta Dilma Roussef sancionou o Funpresp, o novo plano de aposentadoria dos funcionários públicos federais, cuja tramitação de certa forma desacelerou o ritmo de contratações na esfera federal.
Preparação
Por fim, não é desnecessário lembrar mais uma vez aos interessados que este concurso, assim como muitos outros certames de relevância nacional, exige muita preparação prévia, mas isso não impede, contudo, que novos aspirantes a uma oportunidade na Receita Federal comecem os seus estudos a partir de agora. Sem dúvidas, por ser um dos principais concursos do pais, os concurseiros deverão esperar uma relação candidato/vaga bastante elevada, fato que não tem relação direta com o número de vagas oferecido, mas principalmente pelos outros atrativos do cargo, entre os quais o plano de carreira e, evidentemente, a remuneração, que pode chegar a até R$13 mil mensais.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CONCURSO: IMPORTÂNCIA DA DEFINIÇÃO DA ÁREA

Na atualidade, existe uma grande diversidade de áreas e possibilidades de atuação por meio de um concurso.
Esta situação acaba deixando os interessados em ingressar na carreira pública, muitas vezes, perdidos frente à tantas alternativas.
Para falicitar e organizar os estudos, é preciso inicialmente que os concurseiros escolham uma área específica de dedicação.Pois a partir disto, é possível o estudo de disciplinas comuns, que servirão para várias seleções incluídas dentro de uma mesma área.
Como exemplo é possível citar os certames para tribunais, instituições bancárias, área fiscal, área legislativa, segurança pública, entre outras.
Esta definição é importante para organizar os estudos a serem feitos, visto que o ideal é iniciar a preparação antes que o edital seja liberado, porque desta forma será possível um maior tempo para aprofundamento até o momento das provas.
Quando ocorre a escolha por determinada área de concursos é preciso uma organização do tempo, pois a maioria dos interessados irão estudar matérias que eles nunca viram e até que não tem nenhuma afinidade; para isto, portanto, o uso de livros, aulas e materiais didáticos adequados é essencial para o sucesso.
Esta organização melhora muito quando há a definição, pelo estudante, de dias e horários com a delimitação das matérias a serem estudadas, sendo que os conjuntos de disciplinas devem ser estudados em ciclos de, pelo menos, uma quinzena cada um.
A partir da publicação do edital, é importante ler o mesmo com muita atenção considerando as disciplinas, como serão as provas e os seus respectivos pesos.
É com base nestas informações que será organizado o estudo até o momento da avaliação do certame. É importante considerar também que os 15 dias antes da prova devem ser usados para a revisão dos conteúdos a serem avaliados.
E após a prova, é necessário avaliar o desempenho do candidato e se a aprovação foi obtida é um ótimo sinal, mas se isto não aconteceu, é necessário que o concurseiro não desanime.
Veja os principais erros e falhas cometidas, bem como volte aos estudos naquela área escolhida até o próximo concurso a ser oferecido na mesma.

UFERSA TEM QUATRO VAGAS PARA PROFESSOR EFETIVO

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está com inscrições aberta para concurso público de professor nos quadro da instituição. São dois Editais abertos, totalizando quatro vagas distribuídas nas áreas de Engenharia Mecânica, de Matemática e Fitotecnia. As inscrições estão sendo realizadas no site da universidade (http://www2.ufersa.edu.br/sistemas/concursos/publico) até o dia 18 de junho. A taxa de inscrição custa R$ 90,00 para cargos com exigência de titulação de Mestre e R$ 120,00 para cargos com a titulação de Doutor.

Os docentes aprovados serão lotados no Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas (Engenharia Mecânica) e no Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Matemática e Fitotecnia). O regime de trabalho é de dedicação exclusiva, com remuneração inicial de R$ 7.333,66, acrescida de auxílio alimentação no valor de R$ 304,00 (Professor Adjunto) e de R$ 4.651,58 (Professor Assistente).

O concurso constará de prova escrita, de aptidão didática e de exame de títulos, com a prova escrita acontecendo no próximo dia 10 de julho e a prova didática apenas para os candidatos aprovados na prova escrita. Com relação à prova de títulos, essa será realizada no dia 14 de julho apenas para os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas (escrita e didática). 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MINISTERIO PUBLICO DO RN ABRE CONCURSO PARA CADASTRO DE RESERVA

Segundo informações do portal G1, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte abriu seleção para formação de cadastro de reserva para os cargos de assessor e assistente ministerial. Os salários não foram informados.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior em direito. Eles poderão escolher um dos dois cargos e vão atuar nos polos de Natal, Pau dos Ferros, Mossoró, e Caicó. Os profissionais também poderão indicar sua área preferencial de atuação (Infância, Juventude e Família; Cidadania - Educação, Saúde e Consumidor; Patrimônio Público; Meio Ambiente; Criminal e Inclusão - Pessoa com Deficiência, Idoso e Minorias).

Ainda de acordo com o G1, as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, localizada na Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97 – telefone: (84) 3232-4558; na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró, localizada na Rua Coronel Gurgel, 260 – telefone: (84) 3315-3350; na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Caicó, localizada na Rua Otávio Lamartine, 1.029 – telefone: (84) 3421-6094/6095; e na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, localizada na Avenida Senador Dinarte Mariz, 397.

MINISTERIO DA FAZENDA 2012: 463 VAGAS AUTORIZADAS

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concurso público e o provimento de 463 cargos de Assistente Técnico-Administrativo (nível médio) do Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda. A Portaria, de número 207/2012 foi publicada na edição do dia 17 de maio de 2012 do Diário Oficial da União.
O provimento desses cargos se dará a partir de outubro de 2012, mas a Portaria notifica que esse provimento estará condicionado algumas critérios legais. tais como a existência de vagas na data da nomeação, a adequação orçamentária e financeira da nova despesa e à substituição dos terceirizados.
O edital do novo certame do Ministério da Fazenda deverá ser publicado em um prazo máximo de seis meses, contados a partir da data de publicação da Portaria Ministérial.

terça-feira, 8 de maio de 2012

JUSTIÇA DETERMINA PRAZO DE 10 DIAS PARA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO DO DETRAN/RN

O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, determinou que o diretor geral do DETRAN-RN realize, em 10 dias, a homologação do concurso da autarquia. O magistrado fixou multa diária de mil reais para o caso de descumprimento da decisão.

Em junho do ano passado, o Ministério Público Estadual ajuizou ação de execução do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o DETRAN/RN para que fosse cumprido o acordo firmado em 2010, com destaque para a convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público realizado também naquele anos.

Entre as cláusulas do TAC, estava a exigência da finalização do procedimento do Concurso Público em andamento e convocação dos candidatos para provimento de cargos do Quadro de Pessoal do DETRAN; a revogação do Programa Bolsa de Habilitação; e o aumento da fiscalização dos CFC’s. Mas, de acordo dos autos o prazo concedido pelo juiz para cumprimento do TAC expirou, sem que o DETRAN ou o Estado tenha adotado providências para o seu cumprimento.

Em sua defesa, o Estado argumentou que tem um quadro funcional acima do permitido, o que impossibilita a homologação e nomeação dos concursados. Para o magistrado essa justificativa não é suficiente. “Quanto ao argumento de que o Estado tem um quadro funcional acima do permitido, o que impossibilita a homologação e nomeação dos concursados, igualmente não procede. Ora, o DETRAN convocou e realizou o concurso público, o que requer a previsão orçamentária anterior, por imposição legal. Assim, já estaria afastada a barreira do limite prudencial de que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou o juiz Cícero Macedo.

Observa-se nos autos que a decisão judicial que determinou a satisfação da obrigação data de 21 de junho de 2011, e o termo de ajustamento de conduta, que é o título executivo, é datado de 14 de junho de 2010. Ou seja, a decisão judicial nada mais fez do que determinar o cumprimento de uma medida administrativa, cuja despesa são referentes ao período diverso do § 2º do art. 18, da Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, reporta-se à despesa que já estava prevista nos onze meses imediatamente anteriores, de forma que não se inclui nas despesas com pessoal, relativas ao período presente.

“Portanto, é de afastar-se o óbice de limite prudencial asseverado pelo DETRAN. Na verdade, o que parece está havendo é uma resistência injustificada da autarquia em cumprir o que foi ajustado no título executivo extrajudicial, sem razões plausíveis para tal proceder. Por tais razões, e considerando que compete ao DETRAN o cumprimento do que ajustado no título executivo (...)”, determinou o magistrado.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

BANCO DO BRASIL DIVULGA RESULTADO DE CONCURSO PARA ESCRITURÁRIOS

Quem participou do concurso público promovido pelo Banco do Brasil (BB), para preenchimento de cadastro reserva no cargo de escriturário, já pode conferir o resultado final do certame. Ao todo, 533 mil candidatos fizeram as provas objetivas, única etapa da seleção, aplicadas no dia 25 de março.

O concurso
As funções serão distribuídas entre os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Para participar, foi necessário possuir diploma de nível médio e idade mínima de 18 anos.

Os novos profissionais atuarão com atendimento ao público, contato com clientes, prestação de informações aos usuários, redação de correspondências, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, divulgação e venda de produtos e serviços oferecidos pelo banco, atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

Todos os aprovados no concurso serão convocados em função das necessidades do banco. A remuneração inicial é de R$ 1.408 para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL TEVE QUASE 120 MIL INSCRITOS

Nesta segunda-feira (30) ( os brasileiros tiveram acesso aos números do Concurso Policia Federal 2012. A organizadora Cespe/UnB não somente divulgou a quantidade total de inscritos e a relação candidato/vaga, mas também disponibilizou em sua página o link para consulta de local e horário de realização das provas.

Os dados interessaram especialmente aos 119.078 candidatos inscritos no certame, que se submeterão aos exames já no próximo dia 06 de maio. Conforme já era esperado, a grande massa de concurseiros pretende mesmo é conquistar uma vaga de Agente de Polícia Federal: foram quase 107, 8 mil inscrições para disputar uma das 500 vagas oferecidas, o que significará uma acirrada concorrência de 215,6 candidatos por cada vaga no órgão. Papiloscopista, por sua vez, é o cargo pretendido para 11.279 inscritos, ou seja, 112,79 candidatos concorrerão a cada uma das 100 vagas ofertadas.
Os candidatos poderão consultar as informações sobre as provas nas seguintes páginas:



As provas começarão às 14 horas, tendo duração total de 5 horas, lembrando que os candidatos devem chegar com pelo menos um hora de antecedência, munidos dos materiais necessários para o preenchimento, listados no edital (caneta esferográfica de tinta preta revestida com material transparente, comprovante de inscrição e carteira de identidade original).
A organizadora aproveitou o ensejo para informar, através dos editais de retificação nºs 005 e 006, que o exame médico e a avaliação psicológica serão realizados em novas datas: 30 de junho e 1º de julho de 2012, respectivamente.

FONTE: CONCURSOS NO BRASIL

UFRN DIVULGA EDITAL DO VESTIBULAR A DISTÂNCIA

A UFRN publicou edital para o Vestibular da EaD 2012, com vagas para os cursos de Biologia, Geografia, Educação Física e Pedagogia nos polos de Natal, Caicó, Macau, Caraubas, Parnamirim, Nova Cruz, Marcelino Vieira, Luis Gomes, Extremoz, Guamaré, Currais Novos e MARTINS.

 
FONTE: COMPERVE